Assim como a Maçonaria Simbólica, o Sagrado Arco Real tem seu berço no Reino Unido, onde é uma extensão, nem superior e nem subordinada aos graus que o precedem no simbolismo.
O Sagrado Arco Real, demandado por Irmãos do GOB desde o século XIX, foi introduzido oficialmente no Brasil no ano de 1935 com a fundação de dois Capítulos através do Supremo Grande Capítulo da Inglaterra: o Capítulo Silver Jubilee nº 5560, em São Paulo, e o Capítulo Guanabara nº 5557, no Rio de Janeiro.
Outros Capítulos foram fundados nos anos seguintes, sempre sob os auspícios do Supremo Grande Capítulo Inglês e a participação ativa de Irmãos do Grande Oriente do Brasil.
Dado o crescente interesse de Maçons Gobianos pelo Sagrado Arco Real em 19 de agosto de 1983, o então Grão-Mestre do GOB, Soberano Irmão Jair de Assis Ribeiro, assinou o Ato nº 221 autorizando o Grande Secretário das Relações Maçônicas Exteriores, Ricardo Bath Crespo, a iniciar gestões junto à Grande Loja Distrital da América do Sul para, dentre outros, fundar Capítulos do Sagrado Arco Real no Grande Oriente do Brasil.
Importante que, apesar de todos os esforços para concretização deste projeto, foi apenas em 05 de fevereiro de 2003, na sede do Supremo Conselho do Brasil para o Grau 33 do REAA na cidade do Rio de Janeiro, que se deu a consagração do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil por uma equipe do Supremo Grande Capítulo Inglês, liderada pelo Marquês de Northampton.
O primeiro dirigente do Supremo Grande Capítulo do Brasil foi o então Grão-Mestre do GOB, Soberano Irmão Laelso Rodrigues.
Alguns fatos interessantes
As reuniões dos Capítulos do Sagrado Arco Real são chamadas de Convocações e geralmente são muito descontraídas e fraternas, mantendo exatamente o alto grau de dignidade, disciplina e decoro que exigimos na Maçonaria.
Ninguém parece ser capaz de explicar exatamente por que a fraternidade e a felicidade afloram com mais frequência no Sagrado Arco Real. Talvez seja motivada pela formação cultural e Maçônica dos membros do Arco Real, sempre dedicados ao aperfeiçoamento intelectual e desenvolvimento espiritual, já que o Sagrado Arco Real lida diretamente com o divino.
Outro destaque importante do Sagrado Arco Real é sua medalha que, pela história e continuação direta do Grau de Mestre Maçom, deve ser usada e incentivada a utilização nas Sessões do simbolismo na sua Loja, sempre posicionada mais próxima ao centro do peito, dando ao Irmão que a utiliza a oportunidade única de fomentar o Sagrado Arco Real aos Mestres Maçons das Lojas Gobianas para crescerem como maçons, adquirindo novos conhecimentos e completando a Lenda do Terceiro Grau, já que é no Arco Real o único lugar que completamos a lenda.
Hoje, o Sagrado Arco Real é ligado e de responsabilidade direta do Grande Oriente do Brasil, tendo toda a segurança que um Mestre Maçom do GOB completará sua formação sob a égide de um Capítulo Regular, ligado e subordinado ao Grande Oriente do Brasil, e tendo o Soberano Grão-Mestre Geral como o Grande Primeiro Principal (Grão-Mestre do Sagrado Arco Real).
O Sagrado Arco Real é uma realidade no GOB. Já se aproxima dos 3 mil membros divididos em quase 150 Capítulos por toda federação desde 2018, quando assumimos essa responsabilidade dentro da administração do GOB. Estamos programando dezenas de fundações nos próximos meses em Lojas de todos os Ritos praticados no GOB, pois o Sagrado Arco Real não pertence há um Rito específico e sim a Maçonaria simbólica como um todo.
Conheça a atual administração do Sagrado Arco Real do GOB
Grande Oriente do Brasil
Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil – GOB
PRIMEIRO GRANDE PRINCIPAL
Ademir Cândido da Silva
PRÓ – PRIMEIRO GRANDE PRINCIPAL
Adalberto Aluízio Eyng
SEGUNDO GRANDE PRINCIPAL
Arlindo Batista Chapetta
TERCEIRO GRANDE PRINCIPAL
Joselito Romualdo Hencotte
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS GERAIS
Gerald Koppe Junior
GRANDE INSPETOR
Ruy Hallack Duarte de Almeida
GRANDE TESOUREIRO
Walderico de Fontes Leal
GRANDE REGISTRADOR
Geraldo Adão Lamounier Júnior
GRANDE ESCRIBA E.
Elder de Lucena Madruga
GRANDE ESCRIBA N.
Adilson Pasqual
GRANDE DIRETOR DE CERIMÔNIA
Sérgio Franco da Silveira Filho
GRANDE DIRETOR DE CERIMÔNIA ADJUNTO
Wagner Sandoval Barbosa
GRANDE PORTA ESPADA
Alex Wallace Silva Costa
GRANDE PRINCIPAL FORASTEIRO
Francisco Pedro Simões
GRANDE PRIMEIRO ASSISTENTE DE PRINCIPAL FORASTEIRO
Luis Guilherme Rezende
GRANDE SEGUNDO ASSISTENTE DE PRINCIPAL FORASTEIRO
Márcio de Matos Barcelos
GRANDE PORTA-ESTANDARTE
Nelson Dinamarco Ludovico
GRANDE ORGANISTA
Walber Coutinho Pinheiro
GRANDE GUARDIÃO
Antônio Coelho Junior
Sempre à Frente o GOB e Você!
Secretaria Geral de Comunicação e Informática do GOB
https://www.facebook.com/100064801143774/posts/pfbid02h9LKP4YMF7nHD7w9MA6dErYWwxFhuCqBWhqdRLriY6yRbEkRUNDuBmKnspy3ZB9ol/?d=w&mibextid=qC1gEa